Em 2024, a Vila do Pequenino Jesus faz 15 anos de fundação, e em todos estes anos acolheu e cuidou de pessoas com deficiência física e intelectual. Desde a sua criação em 2009, a Vila tem ampliado as suas instalações e aperfeiçoado sua prestação de serviços para garantir que cada acolhido seja atendido com carinho, respeito e dignidade em todas as suas necessidades.
Muito além de um espaço institucional, a Vila é um lar onde os acolhidos vivem em família e têm assegurados seus direitos como pessoas e como cidadãos. Na Vila, eles recebem assistência à saúde física e mental, com uma alimentação diferenciada, medicação e os cuidados de higiene pessoal, dentre muitos outros.
Além da atenção de cuidadoras 24 horas por dia, eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas e terapeuta ocupacional, cujas atividades visam o desenvolvimento integral dos acolhidos, de forma que o potencial de crescimento pessoal e cognitivo de cada um deles seja plenamente alcançado.
Ao retratar momentos importantes da Vila nestes 15 anos, precisamos falar sobre o que a Vila faz e como ela cuida de cada acolhido. O cuidado sintetiza a missão da Vila do Pequenino Jesus junto às pessoas com deficiência. Cada uma das nossas ações transmitem um pouco dos valores da Vila: amor ao próximo, fé, caridade, solidariedade e respeito, além de honestidade, ética e transparência.
Estes são princípios fundamentais para a instituição e com base neles a Vila tem conquistado parcerias com órgãos públicos e privados, organizações da sociedade e apoio de voluntários e amigos, formando uma ampla rede de solidariedade.